Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
O Berço do Herói, realização da Cia. das Artes, com direção e adaptação de Jair Aguiar, estreia no Teatro Commune. A temporada vai de 18 de junho a 24 de julho. Escrita por Dias Gomes, a peça foi censurada pelo regime militar, por considerar o texto como “ofensivo às autoridades constituídas”. Vinte anos depois, a obra serviu de base para a telenovela Roque Santeiro, sucesso de audiência da TV brasileira.
A figura central da história, o cabo Jorge, é um soldado do exército que, durante os bombardeios em combate no norte da Itália, no final de1944, tem uma crise nervosa e corre em direção às linhas inimigas. Em meio ao intenso fogo de batalha, ele some e é dado como morto. Como nunca encontraram o seu corpo e a partir da sua suposta bravura, cria-se o mito do herói de guerra. Sua pequena cidade natal vira ponto turístico, impulsionando a economia local.
Mas a morte não aconteceu. Cabo Jorge volta à cidade 20 anos depois. Cria-se um ambiente de indecisão sobre o futuro da cidade, que vivia de forma próspera e tranquila. A peça mostra como se desenvolve a história da cidade que foi impulsionada pela mentira, lucrando com esse mito de um herói de guerra, que volta e revela que, na verdade, fugiu dela. Trata-se de uma crítica à forma como se constroem mitos na sociedade.
O espetáculo será apresentado todo sábado, às 21 horas e, aos domingos, às 19 horas. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e as vendas são feitas na bilheteria do Teatro Commune, aberta uma hora antes da apresentação.
Local: Teatro Commune – rua da Consolação, 1.218 – Consolação
Fone: (11) 3807-0792
Vendas: bilheteria (1 hora antes)
Preço: R$ 40,00 (inteira)
Horário: sábados, 21h. Domingos, 19h
Temporada: 18/6 a 24/7
Classificação etária: 12 anos
Capacidade: 83 pessoas