Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Rudinei Toneto Junior
(Especial para a revista Espaço Aberto)
Em maio foi aberta pela administração central o chamado Banco de Oportunidades da USP. O objetivo da iniciativa é promover a mobilidade das pessoas de maneira a adequar os anseios dos servidores em novos desafios às demandas das unidades da Universidade, buscando assim a adequação do quadro de servidores. Além de incentivar a descentralização e autonomia das unidades, dissemina a cultura de um processo na busca da pessoa certa para o lugar certo na Universidade.
O cadastro, tanto da unidade quanto do servidor, está sendo feito no site do USPDigital. A ferramenta permite o cruzamento de dados entre os currículos e perfis dos servidores que desejam mudar seus rumos profissionais e as necessidades das unidades da Universidade.
As unidades cadastrarão suas necessidades, especificando as atividades a serem desenvolvidas, as habilidades e conhecimentos necessários para a função que está sendo liberada. Neste primeiro momento o cadastro será limitado a três solicitações por unidade.
Por sua vez, os servidores cadastrarão no sistema suas habilidades, conhecimentos técnicos, idiomas e locais de interesse para o desenvolvimento do trabalho.
Ficará disponível ao usuário a possibilidade de visualizar as oportunidades compatíveis com suas funções, e, neste momento, somente servidores dos órgãos centrais poderão participar do processo.
Após a fase de cadastro, pela unidade, e análises das necessidades pela Comissão de Empregos Públicos e Estruturas Organizacionais, ligada à Codage, será liberado o sistema para a busca do servidor com o perfil desejado. Passando a fase de análise entre servidor e unidade, e sendo visualizada a possibilidade de transferência do servidor, o próximo passo é a concordância do dirigente da unidade atual em que o servidor está trabalhando.
O objetivo desse projeto é institucionalizar um processo de busca de oportunidades na Universidade criando, dessa forma, um grande banco de talentos e uma maior valorização dos bons profissionais.
Rudinei Toneto Junior
Coordenador de Administração Geral
Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto