comunidade usp

Saúde em pauta

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
A saúde brasileira tem cura?

 

Por Marcello Rollemberg, diretor de Redação

Marcos SantosAs recentes manifestações clamando por melhores condições de trabalho e atendimento nos hospitais públicos brasileiros e a contratação – meio que atabalhoada, é verdade – de médicos estrangeiros para o programa “Mais Médicos” colocou o dedo em uma ferida social brasileira que parece se recusar a fechar: os sérios problemas estruturais do sistema público de saúde do País. Esta nossa edição da Espaço Aberto procura lançar luzes sobre o problema, ouvindo especialistas e analistas que têm mapeado um sistema com saúde claudicante.

O professor Mário Scheffer, da Faculdade de Medicina, ouvido para a reportagem especial dessa edição, por exemplo, conduziu recentemente o estudo Demografia Médica no Brasil e encontrou desigualdades alarmantes entre as regiões do País. “Os médicos estão mais concentrados nos Estados do Sul e Sudeste e nas capitais. As diferenças são enormes: o morador de um Estado do Sul e Sudeste tem à sua disposição duas vezes mais médicos do que quem mora nas outras regiões”, afirma. Um diagnóstico sério – e preocupante. E que precisa de um tratamento muito mais sério do que apenas um placebo.

 

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores