Notas

Redes de relacionamento e o meio acadêmico

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais

 

Por Cinderela Caldeira

José Fernando Rodrigues Junior, professor do Departamento de Ciências de Computação, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos, está estudando redes de relacionamento no meio acadêmico. Para isso, desenvolveu um software, o GMine, que  serve para analisar métricas de interação entre professores e pesquisadores.

O aplicativo representa graficamente a interação entre os pesquisadores em diversos graus: entre universidades, institutos, laboratórios e até de docente para docente.

Segundo Rodrigues, o advento das redes de relacionamento, assim como as redes sociais, é um fenômeno de informação, pois passou a vincular as pessoas não mais a websites. Dessa maneira não é necessário colocar uma informação em um local público para ser acessado. Através das redes sociais, as informações fluem com maior dinâmica, dificultando o controle e a censura um dia impostos pelo Estado.

De acordo com o professor, as redes sociais são utilizadas para a prospecção de fenômenos de interesse científico. Ele cita o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Wagner Meira que, para medir os avanços de dengue no País, utilizou dados postados no Twitter sobre o assunto.

O projeto é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e desenvolvido em parceria com a Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos. O software é gratuito e pode ser baixado pelo site, com tutorial em vídeo.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores