comunidade usp

O teatro de rua da Itália

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais

 

 

 

 

Ay L’amor,músicas italianas tocam enquanto os atores sobem e descem escadas acima das cabeças dos espectadores;

 

 

A Cia. Teatro Due Mondi apresenta na próxima semana dois espetáculos no Pátio do Colégio e ainda comanda oficina no Tusp

Por Claudia Costa

 

 

Depois de receber o cenógrafo e arquiteto romano Luca Ruzza, em abril, e a Cia. Tascabile di Bergamo, em agosto, a Mostra Italiana de Teatro de Rua, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil, chega  à sua última etapa, trazendo para São Paulo a Cia. Teatro Due Mondi, da pequena cidade de Faenza, no norte do país. O grupo, que acumula 32 anos de trajetória, vai ocupar na próxima semana a praça do Pátio do Colégio com dois espetáculos: Ay L’amor e Fiesta, com apresentações gratuitas e que integram a programação oficial do Momento Itália-Brasil.

O primeiro é uma complexa sequência de músicas do repertório tradicional do sul da Itália e composições acerca do amor, e enquanto toca a trilha sonora seis atores sobem e descem escadas acima das cabeças dos espectadores. Por trás de máscaras bifrontais são mostrados rostos imóveis, uma boneca inanimada e faces grotescas em sua imobilidade. Rostos e expressões multiplicados dão vida aos personagens e assim como na vida real, utilizam-se duas faces, ou mais do que duas: a alegria e a dor, as conquistas e as perdas, a esperança e a decepção, a vida e a morte.

Fiesta é um espetáculo itinerante em que os atores dançam, tocam tambores, cantam e usam grande variedade de máscaras e figurinos, com diálogos que se aproximam das histórias em quadrinhos, convidando o público a participar da festa. Alguns dos figurinos são uma reminiscência de personagens inspirados em Gabriel García Márquez e no clima de um carnaval na América do Sul. Em meio à festa é ouvido o eco de aventuras estranhas e canções nostálgicas, de rebeldia e amor, reunindo a tradição italiana a elementos cenográficos contemporâneos. Um jogo divertido, com rigor na interpretação que transforma a contação de uma história em uma celebração.

Fiesta, espetáculo itinerante em que atores mascarados tocam, dançam e cantam

Além das performances, o grupo ministra uma oficina prático-teórica como objetivo de transmitir aos participantes parte de sua experiência no complexo trabalho do teatro de rua. Um teatro em movimento, onde cada ator, individualmente ou em grupo, incorpora princípios que norteiam a atenção do espectador, em especial do público na rua. É a partir da reflexão e  análise das obras do Teatro Due Mondi, incluindo exemplos específicos, que serão definidos os elementos da dramaturgia, direção e atuação para o desenvolvimento de uma estética de narrativa pessoal.

O grupo

O Teatro Due Mondi surgiu em 1979, e desde então procurou um modo próprio de fazer e pensar o teatro. As primeiras experiências aproximam-se do “teatro de grupo”, que prosseguia na Itália, ao mesmo tempo em que continuavam a trabalhar diferentes diretrizes traçadas pelas vanguardas históricas, depois aprofundadas pelo Terceiro Teatro, muito próximo do que o grupo tentava construir, o teatro a partir do ator.

Sempre buscou levar seus espetáculos para fora dos circuitos oficiais, com o objetivo de encontrar um espectador diferente daquele dos teatros convencionais. O grupo define seu trabalho como um “ato de pesquisa”, onde a experimentação é presença constante. Ao longo de sua trajetória montou cerca de 25 espetáculos, em diversos países, como Alemanha, França, Bolívia, Polônia, Espanha, Noruega e Brasil, entre outros, participando de grandes festivais como San Marino Stage Festival e Festival Marca (Itália).

Cia. Teatro Due Mondi apresenta Ay L’amor (dias 12 de outubro, às 15h, e dia 13, às 13h) e Fiesta (dia 14, às 13h), no Pátio do Colégio, com entrada gratuita. E a Oficina Fora do Teatro acontece nos dias 11, 12 e 13, das 17h às 20h, no Tusp (r. Maria Antonia, 294, Vila Buarque). As inscrições são gratuitas, com limite de 15 vagas, e os interessados em iniciação em artes cênicas devem enviar currículo para palipalan@palipalan.art.br.  Mais informações pelos tels. 3113-3651/3652.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores