Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Pesquisa realizada com a participação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) comprovou que o treino de força é seguro para hipertensos, desde que feito com acompanhamento médico e de profissionais de atividade física.
“Na literatura científica há vários estudos que mostram o efeito positivo do exercício aeróbico, como corrida e natação, no controle da pressão, mas o benefício da musculação era pouco conhecido”, diz Reury Bacurau, professor do curso de Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e coorientador da pesquisa de doutorado em biofísica de Newton Rocha Moraes, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O estudo foi realizado com 15 homens com hipertensão moderada, que utilizavam medicação, e idade média em torno dos 46 anos. Durante seis semanas antes do início do treinamento, com supervisão médica, os medicamentos foram gradativamente retirados. Os exercícios foram feitos durante 12 semanas, trabalhando sete grupos musculares (abdômen, pernas, parte interna e externa das coxas, ombros, bíceps e tríceps) três vezes por semana, em dias não consecutivos.
Era esperada uma redução média de pressão em torno de cinco milímetros, mas o índice foi de aproximadamente 13 milímetros, o que comprova o efeito positivo do treinamento de força, de acordo com Bacurau.
No final do período de treino, os pacientes foram acompanhados durante quatro semanas e constatou-se o mesmo efeito de queda de pressão registrado durante o tempo de realização dos exercícios. Os interessados em fazer treinamento de força devem procurar orientação de médicos e profissionais de atividade física, recomenda o professor.
Fonte: Agência USP de Notícias
seg, 29 de junho
dom, 28 de junho
dom, 28 de junho
sáb, 27 de junho
sáb, 27 de junho
sex, 26 de junho
sex, 26 de junho
ter, 2 de junho