comunidade usp

Jogos de cores

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais

 

Mostra do Paço das Artes reúne artistas como Paulo Pasta, Cláudio Mubarac, José Spaniol e Marco Gianotti abordando a cor em vários suportes, da tela à fotografia

Por Jéssica Camargo Stuque

A cor nos seus diferentes aspectos e usos, tanto em relação à técnica quanto à linguagem. Essa é a abordagem que 15 integrantes do Grupo de Pesquisas Cromáticas, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, escolheram na exposição “Espaços da Cor”, que entra em cartaz nesta segunda, no Paço das Artes. Sob coordenação do professor Marco Gianotti, a mostra reúne obras variadas dos artistas, que apresentam diferentes maneiras de se utilizar a cor na arte contemporânea. “Entender a cor implica tomar pontos de vistas diversos, pois não há um critério único para descrevê-la. A exposição pretende indicar alguns parâmetros para esse fenômeno. (…) A cor permite um jogo contínuo entre as várias superfícies, espaços e linguagens artísticas que habita”, explica o professor.

Nas pinturas de Paulo Pasta, Eurico Lopes, Vitor Iwasso, Taís Cabral, Marcela Rangel, Luciano Deszo e André Ricardo podem ser observados vários estilos. Cláudio Mubarac e José Spaniol apostam nos processos gráficos de impressão e nas maneiras de registrar e reproduzir a cor. Marco Gianotti, Maura Grimaldi e Deborah Bruel buscam uma abordagem poética da cor na fotografia traçando diálogos com a pintura. Já Guto Araujo, Daniel Ekizian, Fabíola Salles Mariano e Felipe Macedo utilizam o vídeo para colocar cor no âmbito de uma discussão entre a imagem virtual e a narrativa. A exposição é resultado da Residência Artística do grupo no Ateliê Paço das Artes, que começou em setembro do ano passado.

O Grupo de Pesquisas Cromáticas é formado por alunos e professores de universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, e busca uma análise ampla do fenômeno cromático a partir do estudo de artistas, filósofos, antropólogos e cientistas. Para o grupo, a cor constitui uma linguagem, que requer aprendizado e reflexão. Tais processos, de uso e percepção da cor não ocorrem de modo fixo, inalterável, mas trazem consigo marcas próprias de cada época e dos diferentes meios socioculturais.

Temporada de Projetos

Junto à estreia da mostra “Espaços da Cor”, o Paço das Artes também inaugura a “3ª Temporada de Projetos”, que apresenta obras de Daniela Seixas, Felippe Moraes e Ivan Grilo, encerrando o ciclo de exposições dos selecionados de 2011. Na terça, os três artistas falam ao público sobre as obras em cartaz e suas experiências artísticas no Projeto Portfólio, organizado pelo Paço Educativo.

A artista carioca Daniela Seixas foi selecionada com a proposta da exposição “A Riscar”, que compreende um vídeo em que uma mão risca uma folha de papel em branco com caneta esferográfica azul até preenchê-la por completo; a obra Projeto para Mares, Horizontes e Afins, um desenho-instalação – feito a partir do mesmo processo realizado no vídeo –, em que um desenho colocado sobre uma mesa torna-se um objeto a ser observado em suas ondulações e propriedade físicas e formais; e a instalação Ensaios sobre Falésias, em que uma linha é construída na parede com as cargas das canetas utilizadas no processo.

O artista Felippe Moraes apresenta “Construção”, uma metáfora da condição humana de ser uma obra em progresso. A área externa das paredes do núcleo de exposição é coberta por tapumes nos quais são projetados vídeos da série Encarnado. Nela é exibido um operário executando tarefas banais, como subir escadas, acender e apagar luzes e atravessar portas, que adquirem um significado. A área inteira ainda traz outros cinco trabalhos sobre a temática da construção. Já na exposição “Ninguém”, Ivan Grilo propõe três trabalhos inéditos: Comum União, uma instalação de parede constituída por 255 fotografias de arquivo familiar; Identidade, composto por dois trabalhos de impressão de carimbo-datador sobre papel vegetal; e Aparição, trabalho de aplicação de verniz spray diretamente na parede do espaço, apresentando dois retratos de uma mulher em dois momentos.

“Espaços da Cor” e “3ª Temporada de Projetos” serão inauguradas nesta segunda, às 19h (abertas ao público) e ficam em cartaz até 4 de dezembro, terças a sextas, das 11h30 às 19h, sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30, no Paço das Artes (av. das Universidades, 1, Cidade Universitária, tel. 3814-4832). Entrada franca. Mais informações pelo site www.pacodasartes.org.br.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores