Áudio

Festival do Minuto recebe inscrições para dois concursos

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Caderneta de poupança

 

João Vitor Oliveira

Audiovisual

Participantes devem produzir vídeos de no máximo 60 segundos sobre os temas Rios ou Ciência

O que vem à sua cabeça quando alguém fala em rios? Natureza, poluição, embarcações? Quem sabe uma simples recordação, ou até o rio como uma metáfora? E quando se fala em ciência? Ratos de laboratório, soluções químicas e tubos de ensaio? O universo?

São inúmeras opções, mas se você conseguir transformar suas ideias em vídeos de no máximo 60 segundos, já pode participar dos concursos Rios e Ciência, do Festival do Minuto, que recebem inscrições até 27/10. O primeiro, patrocinado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), premiará os melhores trabalhos com três laptops. Já o segundo, com patrocínio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), dará seis laptops aos mais bem avaliados.

Criado no Brasil, em 1991, o Festival do Minuto é hoje o maior festival de vídeos da América Latina, e já se espalhou por mais de 50 países de diferentes continentes. Nele, os participantes produzem vídeos de no máximo um minuto que devem se enquadrar em um tema preestabelecido. “Vivemos em um mundo no qual nos bombardeiam com informação o tempo inteiro”, declara o cineasta Marcelo Masagão, criador e curador. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas exercitem seu poder de síntese através da produção audiovisual. Daí o tempo máximo de 60 segundos por vídeo.”

O “Minuto Móvel” traz mostra de vídeos do festival para colégios públicos

Desde 2007, o festival é permanente e via internet – são abertos, de maneira simultânea, diversos concursos que possuem diferentes pré-requisitos, temas e, algumas vezes, público-alvo, premiando-se ao final de cada mês as melhores produções enviadas ao site (www.festivaldominuto.com.br). Até então, eram registradas cerca de mil inscrições de vídeo por ano. A partir da adesão ao formato on-line, este número quintuplicou (dados de 2011) e não para de crescer. “A internet é uma necessidade para quase tudo nos dias de hoje, e o formato das produções se enquadra perfeitamente no que ela proporciona, principalmente por serem vídeos curtos”, explica Masagão. As ações presenciais restringem-se, hoje, a mostras exibidas em centros culturais, universidades e escolas. Atualmente, esses eventos são recebidos em mais de 300 pontos de cultura de 200 cidades brasileiras.

Grandes nomes do cinema nacional já apresentaram trabalhos no Festival do Minuto, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (Os Matadores, O Invasor) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia), além do ator Caco Ciocler (Quase Dois Irmãos, Quanto Vale ou É Por Quilo). No entanto, os participantes amadores não precisam se preocupar quanto à concorrência com profissionais. Não é o vídeo mais bem produzido tecnicamente ou com melhor qualidade visual que vai cativar os jurados. Segundo Masagão, “os principais critérios levados em conta são a ideia que a pessoa teve e a maneira com que procurou narrá-la através do vídeo”. Há quem diga, inclusive, que o evento deveria chamar-se Festival da Ideia, ao invés de do Minuto. A intenção é estabelecer uma democracia em relação aos equipamentos de captação e edição, ou seja, vale usar qualquer meio para produzir seu trabalho: máquina digital, câmera de celular, filmadora, entre outros.

O cineasta Marcelo Masagão, criador e até hoje curador do festival

A avaliação de cada vídeo é feita pela curadoria especializada do festival e pelo público que visita o site, e é exibida na própria página do vídeo na plataforma, onde também é possível comentar a produção. Em alguns concursos, há diferentes fases de votação: faz-se uma peneira com os votos dos internautas e, posteriormente, os mais bem classificados passam pelos curadores, que decidem quais são os melhores. Em outros, apenas os votos dos curadores são considerados. Nos casos dos temas Rios e Ciência, valerá a segunda opção.

Para participar do festival e enviar vídeos sobre quaisquer temas que estejam com período de inscrição aberto, é necessário realizar cadastro através do site. O envio das produções também é feito na plataforma.

Serviço

Concurso Rios

• Inscrições: até 27/10

• Premiação: 3 laptops

Concurso Ciência

• Inscrições: até 27/10

• Premiação: 6 laptops

Site: www.festivaldominuto.com.br

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores