Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Apesar do pintor irlandês Francis Bacon já ter afirmado repetidas vezes que não trabalhava com desenhos, a exposição Italian Drawings, pela primeira vez no Brasil, reúne alguns de seus desenhos a lápis, em preto e branco e em cores, em diferentes tamanhos.Esta parte do repertório de Bacon estava, desde a década de 1980 até os anos 2000, secretamente sob os cuidados de seu último parceiro, o jornalista italiano Cristiano Lovatelli-Ravarino, que a recebeu como presente.
Segundo a curadora Serena Baccaglini, a coleção é muito interessante e de extrema importância para entender a arte de Bacon. “Nós podemos sentir claramente como o trabalho do artista enfatiza o isolamento do ser humano. Cada um de seus trabalhos artísticos demanda atenção e dispensa comentários. ” Além disso, a vida do artista influenciou muito em seus trabalhos. Desde sua infância, Bacon teve que lidar com a violência durante os conflitos na Irlanda e os ataques em Londres na Primeira Guerra Mundial. No mesmo período, ele atravessava uma adolescência conturbada devido à sua homossexualidade e sua relação com um pai tirânico.
A série de desenhos exibida no Paço das Artes mostra um aspecto duradouro da essência deste artista. Ela consegue reunir em um mesmo lugar todos os temas relevantes que o pintor abordava e ainda assim mantém toda a força e expressividade de suas obras mais antigas. “Muito provavelmente, Bacon pode ser considerado como um dos grandes reinventores da figuração, depois de Picasso, e esses desenhos reforçam e confirmam tudo isso”, conclui Serena.
Box
“Italian Drawings”
De 16 de julho a 7 de setembro
Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo/SP
seg, 29 de junho
dom, 28 de junho
dom, 28 de junho
sáb, 27 de junho
sáb, 27 de junho
sex, 26 de junho
sex, 26 de junho
ter, 2 de junho