Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Jaime Ginzburg, professor livre-docente da Universidade de São Paulo, apresenta a obra Crítica em tempos de violência, que procura contribuir com a narrativa de uma história da literatura brasileira sob a perspectiva da violência, analisando a relação entre literatura, autoritarismo e violência.
O livro baseia-se na ideia de que a sociedade brasileira foi construída com processos que incluíram diversos episódios violentos. Nessa linha, o autor vai ao encontro de grandes nomes como Theodor Adorno, Wittgenstein e Florestan Fernandes.
Ao longo de Crítica em tempos de violência, Jaime Ginzburg propõe a relação entre autoritarismo, violência e melancolia como base para seus estudos. Os ensaios tentam fomentar uma reflexão ampla, questionando como a grande presença da violência em nossa história está relacionada com modos de produção, circulação e recepção de obras literárias.
Titulo: Crítica em tempos de violência
Autor: Jaime Ginzburg
Editora: Edusp
Páginas: 520
Preço: R$ 72,00