Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Antonio Brolezzi, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) que trabalha numa pesquisa voltada à criatividade na resolução de problemas.
Para ele, no aprendizado da matemática existe um individualismo, uma crença de que a resolução de problemas está na capacidade individual de concentração. A partir da teoria social do conhecimento do russo Lev Vygotsky, o professor do IME propõe um trabalho de resolução de problemas que seja discutido e no qual as pessoas consigam expressar suas ideias sem controle ou repressão.
O termo criatividade possui várias definições, mas o professor prefere autores que relacionam criatividade com a capacidade de resolver problemas, buscando solução de forma constante. Ele define como criativas as pessoas que têm insistência e um esforço muito grande para descobrir as lacunas do conhecimento. Caminhando nesse sentido, Brolezzi relacionou criatividade com matemática, explorando outros pontos de vista para resolver um problema.
O professor ministra aulas nos cursos de verão do IME e não possui um material específico, mas cria exercícios com as dúvidas dos alunos e as formas de resolução. Nas aulas trabalha com representação teatral e os estudantes tentam, por exemplo, fazer algumas construções geométricas com o corpo. É uma forma de romper com o modelo do aluno que resolve individualmente o problema através de seu próprio caminho.
Ficou curioso com o método? As aulas dos cursos de verão do IME acontecem entre janeiro e fevereiro. Programe-se.
seg, 29 de junho
dom, 28 de junho
dom, 28 de junho
sáb, 27 de junho
sáb, 27 de junho
sex, 26 de junho
sex, 26 de junho
ter, 2 de junho