Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
A leitura é um hábito a ser criado em casa e desenvolvido na escola, para que a criança possa apreender vocabulário, desenvolver a criatividade e facilitar a escrita.
Mas essa não é uma realidade brasileira.
Uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação, em dezembro passado mostrou que um em cada quatro estudantes das redes públicas estadual e municipal está no nível mais baixo de avaliação da língua portuguesa.
De acordo com especialistas, nosso país enfrenta outro grande problema nesse cenário: a dificuldade de interpretação. Os alunos têm dificuldade de identificar as informações do texto, o que dificulta não somente a disciplina de português, atingindo, por exemplo, matemática, história e outras.
O importante é trazer a leitura para o dia a dia em família, não como uma obrigação, mas sim como um prazer, algo que será aplicado de uma forma multifuncional ao longo da construção do aprendizado.
Cinderela Caldeira
Editora