Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Claudia Costa
A 4ª edição do Corpoinstalação reúne instalações, vídeos, colagens e performances que apresentam o corpo como eixo de discussão e criação. Na programação, Experimento Portátil – Uma Ação sob Encomenda, de Letícia Sekito, que propõe uma reflexão sobre as relações entre o corpo feminino e suas imagens fetichistas, nos papéis de aeromoça, garçonete, dançarina havaiana, entre outras; Um Corpo do Qual se Desconfia, com a dupla Juliana Moraes e Anderson Gouvêa, apresentando o corpo como algo culturalmente condicionado, em um cenário onde revistas de moda e de comportamento são mobiliário e ambiente para a performance; Transferência, de Michel Groisman, em que o performer usa velas acopladas ao corpo, realizando movimentos quem as acende e apaga.
Das instalações, destaque para Sujeito Oculto (autorresidência artística), de Flávia Sammarone, é um misto de performance e instalação que tem dois pontos de visitação: um no Galpão do Sesc Pompeia e outro em um apartamento desabitado do centro de São Paulo (é preciso agendar visita com monitores pelo e-mail flaviasamma@yahoo.com.br), ambas com narrativas distintas sobre a memória, criadas a partir da experimentação da artista com objetos, fotos, sons e cenário do passado de sua família. Ainda serão apresentadas edo(ar)do, autorretrato tridimensional de Eduardo Silva Salvino, em que o artista usa um brinquedo como matéria-prima para criar suas formas em performance, repensando a brincadeira, o jogo e suas interações; Queimaduras e Cura, de Tomás Rezende, construída por portas que, em forma de labirintos, acessam um quarto, onde o artista atua com imagens poéticas, oníricas e de memórias; e La Vie em Close, de Elisabete Finger, espaço fechado e restrito à entrada de somente duas pessoas por vez, que orienta o visitante a assistir de muito perto a um vídeo em uma pequena coleção de imagens que se move: coisas que abrem, inflam, passam, fecham e morrem; entre outras.
Há ainda Geografia do Corpo, que exibe vídeos, como Bluur Test (1956-57), de Norman McLaren, curta-laboratório que expõe o corpo para estudar a luz e o movimento; Ballet Adagio (1972), também de Norman McLaren, coreografia em slow-motion tendo como trilha um adágio do compositor italiano Tomaso Albinoni; Flex (2000), de Chris Cunningham, filme “anatômico” com música eletrônica; e Geography of the Body (1943), de Willard Maas, realizado por expoentes da vanguarda americana e que serviu de inspiração para o Eronegy (1976), de J. Brougthon, também na mostra.
Sesc Pompéia
R. Clélia, 93
T. (11) 3871-7700
H. Em vários horários
Ingressos: Grátis
Até 18 de outubro
Programação completa em www.sescsp.org.br.
seg, 29 de junho
dom, 28 de junho
dom, 28 de junho
sáb, 27 de junho
sáb, 27 de junho
sex, 26 de junho
sex, 26 de junho
ter, 2 de junho