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Novos cursos de pós-graduação mostram que a moda entrou de vez na USP
Por Thaís Viveiro
Não faz muito tempo que a moda habita a USP. Seu primeiro curso na área, a graduação em Têxtil e Moda, foi inaugurado em 2005. Apenas seis anos depois, a Universidade já dá mais um passo e está lançando, neste início de 2011, seus primeiros cursos de pós-graduação na área: o mestrado em Têxtil e Moda, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), e a especialização em Estética e Gestão da Moda, na Escola de Comunicações e Artes (ECA). A professora e designer Suzana Avelar, responsável por disciplinas nos dois cursos recém-criados, não esconde o entusiasmo. “É muito significativa essa mudança que tem acontecido na faculdade. Isso traz novos elementos e discussões para a área, mostrando que ela é muito mais complexa do que imaginamos. O conhecimento é fundamental para amadurecer esse espírito crítico em relação à moda e para a geração de novas propostas.”
Produção agrícola, fiação, beneficiamento de fios, incorporação de design, criação artística e gestão são algumas das etapas que vêm antes do desfile. Pelo menos essa é a ideia que traz o mestrado da EACH. Com duas linhas de pesquisa – Materiais e Processos Têxteis e Projeto de Têxtil e Moda – o curso pretende promover um contato maior entre a indústria têxtil e a moda. “É vital que essas áreas se comuniquem”, afirma a engenheira química Júlia Baruque, coordenadora do programa.
A indústria têxtil é hoje a sexta maior indústria do País e a maior empregadora de mão-de-obra feminina. Agora, as empresas buscam novos mercados e produtos. “A comunicação entre as duas áreas abre possibilidades para o setor produtivo, para a criação de produtos diferenciados e o uso de novos materiais. Se você não traz tecnologia ao design e design à tecnologia, você não é competitivo”, explica Júlia Baruque.
Também mirando a inovação, o curso da ECA adota a ótica do Marketing e da Comunicação. “Um especialista de estética e gestão em moda será um analista de tendências do setor e será capaz de propor inovações”, explica Eneus Trindade, coordenador do curso. Para tanto, o profissional da moda deve estar atento a novos comportamentos e paradigmas. Sobre as passarelas das ruas, o coordenador afirma: o consumidor hoje é protagonista. “Ele não quer um produto formatado. Ele quer alguma coisa em que ele possa personalizar e deixar a sua marca.” Segundo Trindade, o consumo autoral é algo que se consolidou no começo deste século – e será estudado ao longo do curso.
Outra vertente do programa de especialização é analisar estratégias para fazer aquilo que foi identificado como tendência entrar, de fato, nos guarda-roupas. A tarefa não se resume apenas à publicidade. O desfile, obviamente, e a telenovela, no caso do Brasil, também são lugares de definição das tendências e meios para fazer um produto ou marca circular entre formadores de opinião e consumidores. “Entender a moda como lugar de produção, consumo e circulação de imagens foi o que aproximou esse curso do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA”, explica o coordenador.
Para o professor Victor Aquino, professor do mesmo departamento e idealizador do curso, o estudo da moda tem muito a contribuir para a própria publicidade e para outras áreas das ciências humanas. “A moda muda muito de direção, de conceito, de categoria. É um objeto muito interessante para o estudo da estética”, afirma o professor. “As instituições, mesmo as mais tradicionais, começaram a ver a moda como fenômeno contemporâneo, algo para ser estudado em história, em sociologia ou em história da arte”, acrescenta.
Além das disciplinas regulares, o programa do curso traz também seminários sobre Sociologia da Moda, Moda e Arte Contemporânea, entre outros temas.
Conheça mais sobre o mestrado em Têxtil e Moda e sobre o Curso de Especialização em Estética e Gestão da Moda.
seg, 29 de junho
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