comunidade usp

Arte, fantasia e criatividade

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Os problemas da meia-entrada

 

Por Aldrin Jonathan

Ivsonatividades infantis

 

Programação do Itaú Cultural traz apresentações especiais no mês da criança

A criatividade é uma importante ferramenta para o desenvolvimento infantil e pode ser catalisada por meio de diferentes tarefas. Pensando nisso, o Itaú Cultural trouxe para este mês um repertório de atrações para estimular a imaginação das crianças. Os pequenos podem se divertir com shows musicais, apresentações de teatro e  oficinas que acontecem aos finais de semana no Instituto. Companhias como Truks, Barbatuques e Circo Poeira comandam algumas atividades, que vão até 27 de outubro. “A programação do mês da criança reserva boas surpresas que poderão despertar novos olhares e incentivar novas explorações. Há um desejo de que todos se encantem” – explica Tayna Menezes, do núcleo responsável pela programação infantil.

Ganhador dos prêmios de Melhor Ator pela Associação Paulista de Críticos de Arte de 2004 e do Coca-Cola Femsa do mesmo ano, na categoria especial pela inovação desenvolvida na montagem, o espetáculo Zoo-ilógico da Cia. Truks é um dos destaques. A peça dialoga com a produção de sentidos a partir de símbolos, estimulando o processo criativo. Tudo começa no momento em que dois amigos resolvem ir ao zoológico. Ao encontrar as portas fechadas, criam seus próprios animais que são feitos de plásticos, papéis e muita imaginação.

Cia. Barbatuques é uma das atrações

Cia. Barbatuques é uma das atrações

A programação reserva espaço para atividades entre adultos e crianças. “Muitas famílias passam pelo drama da falta de tempo para ficarem com as crianças durante a semana e reservam os finais de semana para passeios e atividades culturais com os meninos. As oficinas abertas para crianças e adultos promovem um espaço de troca entre esses dois universos, possibilitam vivências criativas em grupo, além de explorações sensoriais e estéticas. Espera-se que as experiências sejam proveitosas e satisfatórias tanto para as crianças quanto para os adultos.”, explica Tayna.

A oficina Onde mora o mundo? é uma dessas atividades que reúnem diferentes idades. A intenção é sensibilizar o interesse pelo mundo da leitura. Os participantes se dividem em grupos para interpretarem, a partir da construção de cenários e mundos fantásticos, o universo das histórias dos livros. “Uma caixa de papelão, a princípio descartável, que pode se transformar em casa, barco, avião ou o que se possa imaginar, é uma das atividades exploradas na oficina promovida pelos educadores do instituto.” afirma Tayna Menezes.

Além de manter contato com a leitura, as crianças podem pôr em prática o interesse por ela, participando da feirinha do livro que ocorre todos os finais de semana da programação, sempre às 14h. A ideia é que os participantes troquem livros infantis entre si. Para participar, basta levar um livro para troca.

Oficinas desenvolvem atividades com pais e filhos

Oficinas desenvolvem atividades com pais e filhos

Para reunir criação e folia, a oficina Re-Cria-Fotos é um espaço em que as crianças brincam de editar fotografias, sem o auxílio da tecnologia dos programas de computador. A partir de imagens impressas escolhidas, os participantes criam novas imagens, recortando e colando figuras e usando materiais de diferentes texturas, como o celofane, usado para alterar as cores da fotografia. São 25 vagas para essa oficina a serem preenchidas por ordem de chegada.

No último final de semana de atrações, o universo onírico do circo e do teatro de bonecos ganha vida com a apresentação do grupo Circo Poeira, que dá nome ao espetáculo. A peça conta a história circense a partir do olhar de um mestre de picadeiro já em idade avançada. Suas memórias rendem boas histórias e narram os acontecimentos da peça. O mesmo grupo comanda a oficina que experiencia o ambiente do circo. O espaço, dividido em estações, proporciona brincadeiras com malabarismo e movimentos de corpo.

Como participar

As oficinas possuem vagas limitadas. Para participar, os interessados devem fazer inscrição na recepção do Itaú Cultural. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Já os ingressos para as apresentações e show musicais serão distribuídos meia hora antes do início dos espetáculos na bilheteria.

A programação completa pode ser conferida no nosso site: http://espaber.uspnet.usp.br/espaber/

 

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores