Home » Institucional
Este portal foi concebido como dispositivo para ampla divulgação das edições dos periódicos da Imprensa Negra no Estado de São Paulo , que circularam na primeira metade do século XX. O interesse que move a criação do site é a facilitação do acesso público aos periódicos da imprensa negra, importantes fontes documentais para a elaboração de pesquisas sobre o tema das relações raciais no Brasil. O material que constitui este acervo foi digitalizado a partir de originais de coleções diversas. A principal coleção aqui recomposta foi inicialmente reunida pela pesquisadora Miriam Nicolau Ferrara, para a elaboração do trabalho “A Imprensa Negra Paulista (1915-1963)”, publicado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP em 1986. Os originais dessa coleção encontram-se hoje acondicionada no Instituto de Estudos Brasileiros – IEB, da Universidade de São Paulo e uma cópia microfilmada foi doada à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Além desse material, o portal também disponibiliza para o grande público a coleção completa da Revista Niger, publicada em 1960, em quatro edições, pertencente ao acervo pessoal de seu editor, o jornalista Oswaldo de Camargo.
O projeto de elaboração deste portal prevê ainda a inclusão de novos materiais para garantir a reunião de coleções o mais completas possível desses periódicos. Algumas edições deles encontram-se nos acervos da coleção Eduardo de Oliveira e Oliveira, da Unidade Especial de Informação e Memória da UFSCAR (UEIM), e no Centro de Documentação e Memória da Unesp (CEDEM). Aos pesquisadores interessados, também existem cópias microfilmadas desse material em arquivos tais como o Centro de Memória da Unicamp (CMU), o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, a coleção de microfilmes sobre a América Latina da Biblioteca de Princeton e a Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos da América.
Finalmente, o projeto também tem em vista a realização de uma nova digitalização dos originais aqui apresentados, utilizando-se de um recurso que possibilite a conversão das imagens aqui disponibilizadas em texto. Essa nova forma de processamento digital do material permitirá a realização de buscas por palavras, de forma a oferecer um novo mecanismo de consulta e recorte dessa importante fonte de pesquisa.

Profa. Dra. Ana Cláudia Castilho Barone (FAUUSP)
Profa Dra. Edilza Sotero (FFLCH-USP/Sociologia)