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Uma vez divulgados os resultados do Programa de Incentivo à Demissão Voluntária, voltado a servidores celetistas da USP, abre-se espaço para a Vice-Reitoria dar suporte aos diretores e servidores nessa nova etapa de reorganização administrativa da USP.
Houve a adesão de 1.510 servidores e o deferimento de 1.452 das inscrições, com redução dos gastos na folha de pagamento da USP da ordem de 4,4% o que corresponde a cerca de R$ 16 milhões mensais. Os desligamentos ocorrerão entre fevereiro e abril de 2015. O investimento da USP no programa será de cerca de R$ 300 milhões, respeitando o valor máximo de R$ 400 milhões, aprovado pelo Conselho Universitário. O PIDV representou uma redução em torno de 8,5% do quadro total de servidores técnicos e administrativos ativos na Universidade e atingiu parcialmente e positivamente seu objetivo.
Do total de inscrições válidas, 990 (68%) enquadravam-se no grupo de trabalhadores com idade entre 55 e 67 anos de idade e 20 anos ou mais de tempo de trabalho na USP, grupo considerado prioritário para o atendimento. A média de idade do total de servidores contemplados pelo programa é de 57 anos, com aproximadamente 26 anos de serviços prestados à USP. A distribuição dos aprovados no processo foi de 533 (37%) do grupo Básico, 672 (46%) do grupo Técnico e 247 (17%) do grupo Superior. Em relação ao total de servidores de cada um desses grupos, os aprovados no grupo Básico representam 11%, no grupo Técnico, 8%, e, no grupo Superior, 6%.
O cuidado em fornecer a melhor informação possível aos servidores e promover os melhores esforços para a execução do PIDV guiou os servidores da administração para alcançar o êxito apresentado. Houve uma articulação positiva e exitosa entre Departamento de Recursos Humanos, Departamento Financeiro e Superintendência de Tecnologia da Informação.
A próxima etapa a ser trilhada é a conclusão da análise dos impactos do PIDV nos recursos humanos e processos específicos das unidades e órgãos da USP para auxiliá-los na sua reorganização administrativa.
O Sistema USP Oportunidades, cujo objetivo é promover a mobilidade de servidores entre setores da Universidade, terá ampliação e continuidade e será uma importante ferramenta para auxiliar as unidades de ensino e pesquisa a racionalizar e otimizar suas estruturas administrativas.
A continuidade da discussão do Plano de Cargos e Funções junto à comunidade uspiana também será um importante instrumento de mobilidade e valorização dos servidores da Universidade. A restituição breve da Comissão Central de Recursos Humanos, com a participação da administração, docentes e servidores, põe-se como destaque nesse processo.
A reorganização do sistema de treinamento dos setores administrativo, acadêmico e financeiro da Universidade permitirá o aperfeiçoamento das práticas dos servidores já atuantes nessas áreas, bem como permitirá a adaptação de servidores mobilizados pelo USP Oportunidades.
Com a implantação dos pilotos dos sistemas compartilhados de serviços, pretende-se atender as unidades com a eficiência e a qualidade necessárias, racionalizando alguns processos da administração.
Além disso, a atuação local dos diretores no intuito de mapear os processos locais, rever a alocação dos recursos humanos, revisar a estrutura organizacional das suas unidades também se coloca como essencial nesse processo institucional maior de rever os modelos administrativos da USP. Nesse sentido, o coordenador da Administração Geral, seus diretores departamentais e grupo de trabalho específico já estão recebendo os diretores de órgãos e unidades para auxiliá-los nesse processo.
Se inicialmente a adoção do PIDV teve como um dos principais objetivos contribuir para o processo de equilíbrio orçamentário da Universidade por meio de um redimensionamento de seus quadros, agora pode se apresentar como oportunidade para repensar processos e melhorar as práticas administrativas da USP. Para tanto, será necessário que todos nós, principalmente os que ocupam funções administrativas e de gestão nas unidades e nos órgãos centrais, assumamos nosso papel de gestores e responsáveis por esse processo.
Ana Carla Bliacheriene
Diretora do Departamento de Recursos Humanos da Vice-Reitoria Executiva de Administração e professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto