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Currículoweb, facilidade de acesso à informação

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Por Cinderela Caldeira
"Os critérios para a movimentação estão previstos no anexo III da Resolução 5.912", diz Nivaldete Magordo

“Os critérios para a movimentação estão previstos no anexo III da Resolução 5.912″, diz Nivaldete Magordo

O cadastramento do currículo no Sistema Marteweb é um recurso para facilitar o registro e a validação de documentos de formação e experiência profissional

A Universidade de São Paulo (USP) caminha, há alguns anos, com inúmeros projetos na área da informática. Facilitando e organizando informações que antes demoravam muito para serem acessadas pelos setores interessados, além do volume de papel armazenado. O currículoweb, nova ferramenta do Sistema Marte, que começa a ser implantado ainda neste mês, tem por objetivo armazenar dados que serão inseridos pelo próprio funcionário e que poderão ser acessados por várias áreas da administração geral, além de estar dentro do conceito do Programa USP Sem Papel

A novidade vai auxiliar, neste primeiro momento, dois setores da Reitoria, carreira e treinamento, que precisam de informações atualizadas e de fácil acesso. Hoje temos no sistema um currículo com dados pessoais do funcionário, abastecido pelo setor de pessoal das unidades. O currículoweb será preenchido pelo próprio funcionário que cadastrará a formação adquirida: cursos, congressos, palestras e experiência profissional, desde que tenha os certificados que comprovem a realização.

Luciana Ielo ‘A partir dessa análise, verificaremos qual a lacuna que ficou em termos de treinamento e o que teremos que suprir’

Além da facilidade de acesso aos dados do funcionário, o projeto também está dentro do conceito do Programa USP Sem Papel, que tem por objetivo fazer com que toda a documentação gerada na Universidade, como processos e concursos, possa ser encaminhada eletronicamente.

Para Nivaldete Aparecida Facco Magordo, assistente técnico de direção do Departamento de Recursos Humanos (DRH), no setor de carreira, a partir de agora começará a movimentação na carreira, em que surgirão as primeiras progressões em abril de 2012. “A movimentação ocorrida em novembro não tem nada com a carreira. O que aconteceu em novembro foi a finalização da etapa de transição para a nova carreira. Considerando o PAC (2005 e 2008) e os enquadramentos da carreira de 1995. A carreira começa agora”, enfatiza.

Os critérios para a movimentação estão prevista no anexo III da Resolução 5.912, que determina os requisitos de acesso, que são: a quantidade de tempo de experiência, formação e os cursos de atualização. Serão considerados, nesta primeira fase, os cursos realizados até dez anos atrás.

“A equipe da carreira verá tudo isso pelo currículoweb. Antes nós tínhamos isso em papel, tornando o manuseio difícil, em razão da quantidade de pessoas a serem avaliadas e do volume de documentos. Na web teremos uma relação daquilo que é necessário para as movimentações de acordo com os pré-requisitos estabelecidos”, esclarece Nivaldete.

Equipe multitarefa, responsável pela implantação do currículoweb. Da direita para esquerda Kátia Valtrudes Sendeveski(Sistema Marte), Luciana Ielo e Gabriel Ferreira Soares (Treinamento e Desenvolvimento), José Francisco Dutra da Silva e Nivaldete Aparecida Facco Magordo (Carreira)

O link para o currículoweb está na página do Marteweb . O funcionário deverá preencher o formulário com formação, experiência e os cursos realizados, escaneando os certificados que serão armazenados. A documentação relacionada na web deverá ser reapresentada na seção de pessoal que fará a confrontação dos documentos atestando a autenticidade, e fazendo a liberação do currículo no sistema. “Caso o funcionário não tenha acesso a um equipamento de escâner, a unidade deverá providenciar condições técnicas para isso, uma vez que a seção de pessoal não tem condições de fazer o escaneamento para todos”, diz.

“Nesta primeira fase não será considerada na análise, a participação em eventos, palestras, congressos e publicações. No caso da experiência profissional somente será necessário comprovar o que for externo à USP. A experiência de trabalho na Universidade já está cadastrada no sistema. É importante que os funcionários coloquem, agora, o que vai ser avaliado, evitando um acúmulo de trabalho desnecessário nas seções de pessoal. Passada essa primeira fase da progressão, o formulário continuará disponível para outras atualizações”, enfatiza Nivaldete.

Treinamento

Para a área de Treinamento do DRH, o currículoweb também tem sua importância. Luciana Ielo, da Seção de Treinamento e Desenvolvimento da Reitoria, enfatiza a necessidade dos dados on-line. “Todas essas informações que serão cadastradas agora pela urgência da carreira serão muito importantes para saber qual é, de uma forma geral, a formação e o conhecimento dos funcionários da USP”, diz.

O setor de treinamento irá trabalhar dentro das competências da nova carreira. “A partir dessa análise, verificaremos qual a lacuna que ficou em termos de treinamento e o que teremos que suprir, criando possibilidades de cursos e convocando o funcionário”, diz Luciana.

A ideia do curriculoweb surge num momento em que todas as ações levam à diminuição da burocracia e facilidade de acesso às informações. A Universidade possui cerca de 16mil funcionários e 5,2mil docentes e a tramitação física desses processos além de ter um custo financeiro demanda tempo.

7 comentários sobre “Currículoweb, facilidade de acesso à informação”

  1. Renilda disse:

    Prezados

    Gostaria de saber se na época do novo enquadramento, estarei de férias, fora do Brasil. Há necessidade do funcionário estar presente?

    Agradecida.

    Renilda

  2. maykell araúj disse:

    Parabéns à Equipe Multitarefa pelo grande esforço e resultados já apresentados.

    Melhorando sempre!

    Belo Trabalho em Equipe. Então como fugir ou equilibrar a lógica do trabalho individual quando muitos, se não a maioria trabalha em equipe?

    Gostaria de ver este avanço na carreira: o equilíbrio entre o individual e o coletivo.

    Atuo assim em uma equipe aqui no Cepeusp (PRODHE/PET), com resultados muito bons e seria interessante pensar na carreira dentro desta lógica.

    Atenciosamente,

    Maykell

  3. Boa tarde,

    De acordo com o MEC a graduação compreende (bacharelado, licenciatura e tecnólogo). Gostaria de saber se o DRH / Carreira USP vão determinar as unidades USP para seguirem esta determinação do MEC ou ficará a cargo dos Comitês nas unidades pontuarem a formação superior.

    Segue abaixo o texto enviado como resposta ao meu questionamento junto ao MEC.

    Prezado(a) Sr(a) Alessandro Costa de Oliveira,

    O protocolo de n° 6802624, foi finalizado em 7/12/2011, às 18:28 pela área responsável.

    Solução:

    Informamos que os cursos considerados de graduação são os bacharelados, as licenciaturas e os tecnólogos (superior em

    tecnologia).

    Os bacharelados proporcionam a formação exigida para que se possam exercer as profissões regulamentadas por lei ou não.

    Na maior parte dos cursos, é expedido o título de bacharel, como em Administração e em Direito.

    A licenciatura habilita para o exercício da docência em educação básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio).

    Os tecnólogos são de graduação com características especiais e obedecerão às diretrizes do Parecer CNE/CES no 436/2001

    (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior), bem como conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo.

    Para mais detalhes, favor entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da

    Educação – Fala, Brasil! pelo

    telefone 0800616161.

  4. Outra dúvida.

    Com relação aos requisitos de acesso para o grupo T3 os 9 anos de experiência serão contados a partir de que data?

  5. XX disse:

    Gostaria de saber onde e como são esses cursos de Atualização.Como fazê-los?

    Seram aceitos somente os cursos realizados na USP?

    Obrigado

  6. Outra dúvida.

    Tanto os cursos de aperfeiçoamento e atualização, para nós da área de tecnologia da informação, muitos dos cursos que temos não tem exigência de graduação e são cursos de aperfeiçoamento e atualização.

    Quais serão os pesos destes tipos de curso? Serão nesta ordem: Aperfeiçoamento, Atualização, Difusão e Outros cursos?

  7. admin disse:

    Bom dia Renata,

    Você pode tirar dúvidas sobre o curriculoweb nos sites abaixo
    http://espaber.uspnet.usp.br/espaber/?p=22723, http://www.usp.br/drh/

    Redação

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