Exposição Museus e acervos da USP na Casa de Dona Yayá

A partir do dia 15 de maio de 2019 até o segundo semestre de 2020 fica em cartaz na Casa de Dona Yayá — sede do Centro de Preservação Cultural da USP — a exposição Museus e acervos da USP. A exposição é uma parceria entre o Centro de Preservação Cultural, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Reitoria da universidade. Ela já foi montada no espaço expositivo da Reitoria e agora fica em cartaz no centro da cidade de São Paulo.

Museus e acervos da USP

O objetivo da mostra é divulgar os museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, bem como centros de divulgação cultural e científica da USP que atuam como disseminadoras do conhecimento e da cultura desenvolvidos na universidade.

Os acervos são muitos e variados e vão desde coleções artísticas a acervos didáticos de ciências naturais, arquivos pessoais de intelectuais e acadêmicos, conjuntos documentais reunidos em pesquisas nos mais variados campos do saber, de arquivos administrativos que documentam a trajetória da universidade a preciosos acervos arqueológicos das mais diversas origens.

Anteriormente exibida na Reitoria da USP, essa segunda edição da exposição inicia sua trajetória itinerante apresentando o enorme e complexo universo museológico da USP na Casa de Dona Yayá.

Ao receber a exposição organizada pelo Centro de Preservação Cultural da USP (CPC), a Casa de Dona Yayá reforça seu papel de extroversão como órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, multiplicando e possibilitando o acesso ainda mais amplo da população ao rico e importantíssimo acervo que a universidade possui.

Através da mostra, a Universidade convida a cidade a conhecer os objetos, obras de arte, documentos de arquivo, materiais de apoio didático, que estabelecem um patrimônio cultural que para além de universitário, são portadores de referências à memória, à identidade e à cultura nacional.

Abertura

No dia 15 de maio de 2019, às 18h30, o CPC abre a exposição Museus e acervos da USP com a mesa Acervos e museus universitários: relevância, desafios e diálogos, na qual serão discutidas questões ligadas aos museus universitários. Participam da mesa as pesquisadoras e docentes Martha Marandino, Claudia Carvalho, Adriana Mortara e Simone Scifoni.

Acervos e Museus Universitários: relevância, desafios e diálogos
15 de maio às 18h30, na Casa de Dona Yayá

Martha Marandino. Diretora do CPC
Claudia Carvalho. Diretora da Casa da Ciência da UFRJ
Adriana Mortara. Diretora do Museu Histórico do Instituto Butantan
Simone Scifoni. Vice-diretora do CPC

Exposição

Período
15 de maio de 2019 a setembro/outubro de 2020

segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Casa de Dona Yayá.
Rua Major Diogo, 353, São Paulo, SP.

Exposição Museus e acervos da USP
2ª edição (Casa de Dona Yayá)
Maio/2019

Concepção e coordenação