Institucional

Ao longo de seus 75 anos, a Universidade de São Paulo herdou, adquiriu e gerou bens patrimoniais. Inúmeras coleções e acervos representantes das mais diversas áreas do conhecimento foram formados, como aqueles que integram as Ciências Exatas, Humanas, Biológicas, as Artes e a Tecnologia. Museus e acervos contendo documentos, equipamentos e até mesmo animais e plantas preservados foram incorporados e criados.

Com o intuito de valorizar e difundir esse enorme patrimônio cultural e científico, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária instituiu em 2002 o Museu de Ciências da USP, cuja missão é articular e revelar essa riqueza para a comunidade.

O Museu de Ciências, no cumprimento de seus objetivos, promove exposições temáticas e tem apoiado o desenvolvimento de acervos virtuais que permitirá maior acessibilidade por parte do público em geral.

Seu Conselho Deliberativo é formado por representantes de 43 unidades e órgãos, o que assegura o envolvimento de toda universidade nas suas ações.

Observação: O Museu de Ciências não possui acervo físico, pois seu objetivo é o de realizar a difusão das diversas exposições e outras atividades museológicas realizadas pela USP.

Conheça o Museu de Ciências da USP:
Get to know the São Paulo University Science Museum:

Conozca el Museo de Ciencias de la USP:

Apprendre à connaître le Musée de la Science de l’USP: