Espaço USP

Maria Antonia traz cinco mostras individuais com entrada franca

O Centro Universitário Maria Antonia inaugura, no dia 13/4, a primeira série de exposições de 2012, abrindo a todo público as mostras individuais de Fábio Miguez, Guto Lacaz, Thiago Rocha Pitta, Patrícia Osses e André Rigatti com entrada franca.

Na exposição “Paisagem Zero”, Fábio Miguez mostra quatro séries de fotografias, a maior parte em preto e branco, pensadas de maneira a sugerir relações com seis pinturas de grandes dimensões. Com organização em pares, como páginas abertas, o trabalho insere as palavras no universo pictórico. As imagens envolvem o visitante num rebatimento de sentidos entre os materiais escritos e aqueles propriamente visuais.

Em “Eletro livros”, Guto Lacaz apresenta dezesseis trabalhos, nos quais faz uma releitura da obra de artistas como Yves Klein, Marcel Duchamp, Piet Mondrian e Waldemar Cordeiro. Os trabalhos se estruturam a partir de livros abertos em páginas com fotografias, onde esses artistas aparecem realizando alguma ação. Em cada imagem, um aspecto da cena retratada recebe um movimento, por meio de motores elétricos. Dessa forma, a mostra cria uma sutil realidade, onde as fotografias ganham tridimensionalidade e movimento.

Já “O campo acampa”, de Thiago Rocha Pitta, põe em questão as relações entre produção artística e natureza. Trata-se de um grande objeto, com aspecto de barraca, porém rígida e como que petrificada, construída com cimento armado. Seu interior é ocupado por vegetação viva. Símbolo de nomadismo, a barraca suspende aqui a sua qualidade essencialmente transitória e finalmente se fixa, parecendo, a princípio, adequar-se a uma condição.

A instalação de Patrícia Osses, “Vigne- mère”, se dá nos meandros do conto, do documento e da ficção, por meio de uma fotografia em back light de grande formato e de um texto ouvido na sala.

Por fim, a exposição de André Rigatti apresenta treze pinturas inéditas, que fazem parte de sua pesquisa sobre a cor e o espaço. Confeccionados em óleo sobre papel, os trabalhos sugerem um pensamento sobre a pintura em suas diversas passagens, o que inclui o desejo de sua continuidade em relação ao espaço para fora dela.

Maria Antonia

Local: rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque – São Paulo
Telefone: (11) 3123-5200
Valor: entrada gratuita
Horário: de terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Data: de 13/4 a 24/6

 

 

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores