O mundo natural nos museus. Exposições em museus de história natural como representação cultural

Curso de difusão: O MUNDO NATURAL NOS MUSEUS EXPOSIÇÕES EM MUSEUS DE HISTÓRIA NATURAL COMO REPRESENTAÇÃO CULTURAL

Como o mundo natural é representado por museus de história natural? Como suas exposições mobilizam narrativas sobre a natureza e o que elas dizem sobre a maneira como nossa sociedade lida com o mundo natural? Como se constituem os acervos desses museus e como eles são tratados?

Os museus de história natural abrigam as maiores coleções científicas e suas exposições figuram entre as mais visitadas. A análise historiográfica sobre a constituição arquitetônica destes espaços e da representação do mundo natural em suas exposições visa contribuir para o debate e compreensão do sistema de comunicação estabelecido por essas instituições na sociedade contemporânea.


Sobre o curso

Com a estruturação das ciências modernas, fortemente baseadas no empirismo, emergiram os museus modernos, que levaram tanto tempo para se consolidar quanto o fortalecimento do novo paradigma das ciências naturais. Trata-se de um processo que expandiu grandiosamente no século XIX e se consolidou no século XX, caracterizando os museus de história natural como instituições dedicadas à cultura científica e em consonância com o contexto de transformação do mundo natural.

Com o museu público do século XIX surgiram também técnicas especializadas de exposições, reforçando as estratégias educativas, tornando-se uma marca indelével não só pela rápida expansão destes museus pelo mundo, mas também pelo aperfeiçoamento sistematizado de suas práticas e da constituição de uma museotecnia especializada.

O objetivo deste curso é apresentar e debater a inserção da natureza nessa tipologia de museu e sua representatividade científica, instrutiva e espetacular na busca do maravilhamento de seus visitantes.

Programa

4/11. Abertura e apresentação do programa do curso. Conceito de mundo natural e seus desdobramentos nos séculos XVIII e XIX sob a influência das grandes revoluções: do campo para a cidade.
6/11. Constituição do patrimônio natural no século XIX e a preservação de um mundo em desaparecimento: institucionalização da natureza, jardins, parques naturais e museus de ciências naturais.
11/11. Museus de ciências naturais: percurso histórico e modernização das coleções, pesquisa e comunicação.
13/11. Museu público e seus propósitos instrutivos: transformações históricas e arquitetônicas.
18/11. Museus modernos cientificamente organizados: arquitetura de museu e arquitetura de exposições.
23/11 (sábado). Visita técnica a museu/exposição de ciências naturais.
25/11. Cultura científica nos museus de ciências naturais: comunicação museológica e linguagem expositiva
27/11. O mundo natural patrimoniado nos museus contemporâneos: novos objetos. Encerramento.

Sobre o ministrante

Mauricio Candido da Silva possui graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), especialização em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2001), mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2006 e 2013). Atualmente é Especialista em Projetos de Exposição e responsável pela seção técnica do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Tem experiência na área de História da Arquitetura de Museus de História Natural e atua principalmente na elaboração, coordenação e execução de projetos e montagens de exposições com coleções naturais.

Serviço

Data e horário
De 4 a 27 de novembro de 2019. Segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h. Aula externa no sábado, 23/11.

Carga horária
24h

Local
Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP)

Vagas limitadas
32

Público-alvo
Estudantes de graduação e pós-graduação das ciências humanas, arquitetura, museologia, biologia, comunicação e artes, professores, educadores e profissionais de museus.

Atividade gratuita

Inscrições

Interessados devem preencher o formulário disponível em https://forms.gle/ehM7grnMEWtbcNjL8 até o dia 7/10/2019.

Os selecionados serão notificados a partir do dia 16/10 exclusivamente por e-mail, devendo então confirmar a disponibilidade em participar do curso. Em caso de desistências, serão notificados os inscritos em lista de espera.