Conversa com pesquisadores (4/9/2019): Cotidiano e sociedade no acervo do Museu Paulista

Cotidiano e sociedade no acervo do Museu Paulista

Como se formam e se ampliam os acervos de museus históricos? Como eles se articulam às atividades de pesquisa nessas instituições? Que representam esses acervos e que disputas em torno deles se estabelecem? Discutiremos essas e outras questões com o pesquisador Leonardo da Silva Vieira na próxima conversa com pesquisador promovida pelo CPC na Casa de Dona Yayá, dia 4 de setembro, quarta-feira, às 19h.

Esta é uma atividade paralela à exposição Museus e acervos da USP, atualmente em cartaz na Casa de Dona Yayá.

Sobre a palestra

A palestra terá como objetivo debater a representação da sociedade paulista no acervo do MP a partir dos dados sobre aquisição de acervo museológico da instituição. A atual política de aquisição de acervo do Museu foi implementada em 1990 por meio do Plano Diretor da instituição, desenhado por seu então diretor, o professor Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses. O Plano Diretor instituiu também as três linhas de pesquisa da instituição: “Cotidiano e sociedade”, “Universo do trabalho” e “História do imaginário”. Sendo assim, a apresentação debaterá as relações entre as linhas de pesquisa e a formação do acervo museológico do MP, com foco especial à primeira linha de pesquisa. A apresentação se baseará na pesquisa de mestrado Apontamentos acerca da política de aquisição de acervo no Museu Paulista (1990–2015), defendida pelo pesquisador no Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia da USP.

Sobre o pesquisador

Leonardo da Silva Vieira é mestre em Museologia e bacharel em História, ambos pela USP. Tem experiência em gestão de acervos museológicos, processos curatoriais e organização de eventos acadêmicos. Atua em projetos ligados à cultura e memória LGBT, patrimônio cultural e museologia social em bairros da zona leste de São Paulo.

Sobre as conversas com pesquisadores

Tratam-se de rodas de conversa com especialistas e pesquisadores do campo do patrimônio cultural, com o objetivo de promover a divulgação da produção acadêmica e a aproximação entre o universo acadêmico e a sociedade em geral. As conversas são uma oportunidade para conhecer os pesquisadores e seus objetos de investigação, além de proporcionar um espaço para debate e troca de conhecimento.

Serviço

Data
4 de setembro de 2019

Horário
19h

Local
Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP)

Público
Aberto aos interessados em patrimônio cultural e museus, bem como ao público em geral.

Atividade gratuita
Não há necessidade de inscrição prévia.

Na ocasião a Casa de Dona Yayá permanecerá aberta à visitação até as 21h.