CPC-USP/Casa de Dona Yayá na Jornada do Patrimônio 2019

O Centro de Preservação Cultural da USP abrirá a Casa de Dona Yayá nos próximos dias 17 e 18 de agosto, das 9h às 17h, para participar de mais uma edição da Jornada do Patrimônio, que tem como tema “Memória Paulistana”. O CPC-USP, como órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo que tem como papel promover ações e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural da Universidade, apoia e participa do evento incentivando reflexões a respeito da arquitetura do imóvel, da história do bairro e da personagem Dona Yayá. Inscrita  na categoria “Imóveis históricos”, a Casa está situada no bairro da Bela Vista e é sede do CPC-USP desde 2004. O imóvel, conhecido como Casa de Dona Yayá, é um dos últimos remanescentes do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central da cidade, e hoje constitui um documento material da transformação da cidade de São Paulo em metrópole. Assumiu importância histórica ainda maior por ter sido local de clausura de sua proprietária mais famosa, Sebastiana de Mello Freire. Com base nessa rica história material e imaterial, a Casa foi tombada pelo Estado de São Paulo, em 1998, e pelo Município, em 2002.  

Programação CPC-USP

Visitação: Casa de Dona Yayá

17 e 18/08, das 9h às 17h – visitas mediadas às 12h

A Casa de Dona Yayá, tombada como patrimônio his­tórico de São Paulo, guarda a memória de sua ilustre moradora, Sebastiana de Mello Freire, e do bairro da Bela Vista. Visitas mediadas às 12h. Mediação: Maria Del Carmen Hermida Martinez Ruiz (educadora).

Exposição: Museus e Acervos da USP

17 e 18/08, das 9h às 17h

A mostra apresenta, por meio de painéis fotográficos, os acervos e coleções dos museus, centros de memó­ria e documentação, centros de divulgação cultural e científica da Universidade de São Paulo. Realização: CPC/PRCEUReitoria da Universidade de São Paulo

Música: CoralUSP Dona Yayá

A música do Bixiga e de São Paulo

17/08, às 15h

O coral apresenta “A música do Bixiga e de São Paulo”.sob a coordenação de Mauro Aulicino, O repertório vai de Adoniran Barbosa a compositores atuais, como Kiko Dinucci e Bruno Brasil. Regência e coordenação de Mauro Aulicino.

Música: Grupo Ô de Casa

Sarau caipira

18/08, às 11h

O grupo, dedicado à pesquisa e divulgação da cultu­ra tradicional brasileira, interpreta canções, textos e poemas que representam a cultura caipira.

Oficina: Caminhar, experimentar, compartilhar – contruindo o patrimônio andando pela cidade

18/8, das 14h às 17h

A oficina pretende explorar uma das mais potentes ferramentas de percepção e exploração das referências culturais urbanas: o mero ato de caminhar, propondo a descoberta da cidade numa experiência subjetiva e compartilhada. Mediação: Gabriel Fernandes. Inscrições em forms.gle/VvdXe3ugd41boGWRA