PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

A equipe do Educativo do CPC-USP preparou para o mês de julho atividades para crianças e adultos.  A programação é aberta a toda a comunidade,  com participação  gratuita, sem necessidades de inscrição.

INFANTIL

TARDE NA YAYÁ
11 de julho, das 14h30 às 16h30
Os monitores do CPC receberão a garotada para uma sessão de filme de animação infantil seguidas de brincadeiras em grupo, como  caça ao tesouro com o tema Dona Yayá.

OFICINA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
14 de julho, das 10h às 13h
Juntamente com os monitores do CPC, crianças e adultos poderão confeccionar seus próprios brinquedos, como caleidoscópio, catavento, dobraduras, participar de jogos e brincadeiras em grupo. A proposta é que, a partir da memória das brincadeiras do final do século XIX e início do século XX, todos possam vivenciar diferentes modos de brincar.

ADULTOS

CINE DEBATE  “Quem mora lá?” (Brasil, 2018)
26 de julho, das 19h às 21h30
Estabelecida sobre um túnel e ao lado de um córrego, a pequena comunidade do Pocotó resiste aos avanços dos prédios no abastado bairro de Boa Viagem, em Recife. Surpreendidas por uma ordem de despejo, as famílias – que vivem no local há mais de quinze anos – se veem na iminência de ficarem sem casa. O documentário “Quem mora lá?” (Brasil, 2018) conta a história desses moradores enquanto planejam a ocupação de um prédio abandonado, trazendo à tona a luta pelo direito à moradia nas cidades brasileiras. Após a exibição será promovido um debate com os diretores do filme, César Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo.

ITINERÁRIO YAYÁ
28 de julho, das 10h30 às 13h
Caminhada pelo centro de São Paulo organizada pelos educadores e monitores do CPC-USP. Partindo da Casa de Dona Yayá, localizada na Rua Major Diogo, na Bela Vista, o itinerário pretende contar um pouco da história de Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá, do bairro do Bixiga e da cidade de São Paulo.

EXPOSIÇÃO Museus e Acervos da USP
Visitação: dia 14 e 28 de julho, das 10h às 13h
Até fevereiro de 2020, segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
A exposição convida o público a conhecer, por meio de painéis fotográficos, os objetos, obras de arte, documentos de arquivo e materiais de apoio didático que formam os diversos acervos e coleções da USP. Tem por objetivo a divulgação de museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, centros de divulgação cultural e científica da Universidade que atuam como disseminadoras do conhecimento e da cultura.