Exposição Museus e acervos da USP

Entre 14 de novembro e 12 de abril de 2019 fica em cartaz na Reitoria da Universidade de São Paulo a exposição Museus e acervos da USP.

O objetivo da mostra é divulgar os museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, bem como centros de divulgação cultural e científica da USP que atuam como articuladores e disseminadores do conhecimento e da cultura promovidos na universidade.

A exposição é uma parceria entre o Centro de Preservação Cultural, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Reitoria da universidade.

Exposição MUSEUS E ACERVOS DA USP

A USP em seus museus e acervos

A Universidade de São Paulo agrega um riquíssimo conjunto de acervos e museus: trata-se de um valioso e fascinante universo de artefatos, documentos, obras de arte, fotografias, mapas, rochas, animais conservados, entre outros objetos fundamentais à adequada realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Muitos destes acervos foram construídos em função da ação cotidiana de pesquisadores, estudantes, docentes e técnicos da Universidade, outros possuem até mesmo existência anterior, sendo incorporados pela sua inestimável contribuição à construção do conhecimento.

São acervos organizados em museus universitários dedicados às mais variadas temáticas — às artes, à arqueologia, às ciências naturais, às história, entre outros — bem como em departamentos, laboratórios, centros de memória, arquivos, bibliotecas e centros de divulgação científica e cultural, reunindo mais de 36 milhões de peças que contribuem decisivamente para a formação dos estudantes, para a pesquisa e para o diálogo com a sociedade e atraindo 3,5 milhões de visitantes todos os anos.

A salvaguarda deste enorme e valioso acervo coloca a USP em uma posição privilegiada, tornando únicas as experiências de formação e de investigação de seus estudantes, docentes, pesquisadores. Na mesma medida, torna-a ainda responsável pela sua preservação e extroversão, colaborando para a garantia da existência e continuidade desses variados suportes de memórias, significados e saberes. Os acervos participam da vida cultural e científica da Universidade, constituindo parte fundamental do patrimônio cultural uspiano.

Nesta exposição o Centro de Preservação Cultural da USP (CPC) — órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária responsável por propor reflexões e ações sobre os bens culturais da Universidade — apresenta 45 espaços com acesso público detentores de acervos ou caracterizados como entidades de divulgação científica e cultural. Estes espaços também estão presentes no recém-lançado Guia de museus e acervos da Universidade de São Paulo (também disponível em e.usp.br/ba3). Convidamos os visitantes a mergulhar nesse variado e multiforme universo de que a USP é detentora e guardiã.

Imagens

Serviço

Abertura: 13 de novembro de 2019
Horário: 13h
Local: Reitoria da USP, Térreo. Rua da Reitoria, 374, São Paulo, SP
Telefone: (11) 2648-1501
Entrada gratuita.

Período de visitação: 14 de novembro de 2018 a 12 de abril de 2019
Horário:
segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Realização:
Universidade de São Paulo
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Centro de Preservação Cultural da USP

Apoio:
Museu Paulista
Superintendência de Comunicação Social 

Ficha técnica

Exposição Museus e acervos da USP
Outubro/2018

Concepção e coordenação
Cibele Monteiro da Silva
Gabriel Fernandes
Juan Azevedo

Pesquisa e organização de dados
Maria Eugênia Gomes
Letícia Saracini
Beatriz Ayres

Expografia e projeto gráfico
Ana Beatriz Ferreira
Beatriz Ventura
Gabriel Fernandes
Cibele Monteiro da Silva

Mapas
Beatriz Ventura

Produção executiva
Cibele Monteiro da Silva
Bruna Gabriela Elias
Ewerton Vilela
Juan Azevedo

Colaboração
Jéssica Zampieri
Letícia Benetti da Silva

Revisão
Ana Célia de Moura
Cátia Almeida

Fotografia
Hélio Nobre
Jorge Maruta
Cecília Bastos
Marcos Santos
Gerson Tung
Álvaro Migotto
Marcelo Kitahara
Eduardo Costa

Agradecimentos
Renata Motta
Hélio Nobre
Solange F. de Lima
Márcia Blasques
Jorge Maruta
Cecília Bastos
Marcos Santos
Gerson Tung
Álvaro Migotto
Marcelo Kitahara
Ederaldo de Oliveira
Cláudio José da Silva
Eduardo Costa
Marcos Tavares