Exposição Museus e acervos da USP

Entre 14 de novembro e 12 de abril de 2019 fica em cartaz na Reitoria da Universidade de São Paulo a exposição Museus e acervos da USP.

O objetivo da mostra é divulgar os museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, bem como centros de divulgação cultural e científica da USP que atuam como articuladores e disseminadores do conhecimento e da cultura promovidos na universidade.

A exposição é uma parceria entre o Centro de Preservação Cultural, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Reitoria da universidade.

Exposição MUSEUS E ACERVOS DA USP

A USP em seus museus e acervos

A Universidade de São Paulo agrega um riquíssimo conjunto de acervos e museus: trata-se de um valioso e fascinante universo de artefatos, documentos, obras de arte, fotografias, mapas, rochas, animais conservados, entre outros objetos fundamentais à adequada realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Muitos destes acervos foram construídos em função da ação cotidiana de pesquisadores, estudantes, docentes e técnicos da Universidade, outros possuem até mesmo existência anterior, sendo incorporados pela sua inestimável contribuição à construção do conhecimento.

São acervos organizados em museus universitários dedicados às mais variadas temáticas — às artes, à arqueologia, às ciências naturais, às história, entre outros — bem como em departamentos, laboratórios, centros de memória, arquivos, bibliotecas e centros de divulgação científica e cultural, reunindo mais de 36 milhões de peças que contribuem decisivamente para a formação dos estudantes, para a pesquisa e para o diálogo com a sociedade e atraindo 3,5 milhões de visitantes todos os anos.

A salvaguarda deste enorme e valioso acervo coloca a USP em uma posição privilegiada, tornando únicas as experiências de formação e de investigação de seus estudantes, docentes, pesquisadores. Na mesma medida, torna-a ainda responsável pela sua preservação e extroversão, colaborando para a garantia da existência e continuidade desses variados suportes de memórias, significados e saberes. Os acervos participam da vida cultural e científica da Universidade, constituindo parte fundamental do patrimônio cultural uspiano.

Nesta exposição o Centro de Preservação Cultural da USP (CPC) — órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária responsável por propor reflexões e ações sobre os bens culturais da Universidade — apresenta 45 espaços com acesso público detentores de acervos ou caracterizados como entidades de divulgação científica e cultural. Estes espaços também estão presentes no recém-lançado Guia de museus e acervos da Universidade de São Paulo (também disponível em e.usp.br/ba3). Convidamos os visitantes a mergulhar nesse variado e multiforme universo de que a USP é detentora e guardiã.

Abertura: 13 de novembro de 2019
Local: Reitoria da USP, Térreo. Rua da Reitoria, 374, São Paulo, SP
Entrada gratuita.

Período de visitação: 14 de novembro de 2018 a 12 de abril de 2019